Com apoio de Sinval Malheiros, Instituto de Câncer retoma atendimentos do SUS

20/04/2017 | Com apoio de Sinval Malheiros, Instituto de Câncer retoma atendimentos do SUS O Instituto de Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, de São Paulo, que havia reduzido pela metade o número de cirurgias de alta complexidade, está retomando o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso foi possível graças aos resultados positivos da audiência agendada pelo médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (PTN-SP) entre Sérgio Luiz Innocenzi, presidente da Diretoria Executiva do Instituto, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

No encontro, realizado no início do mês em Brasília, Innocenzi apresentou números que revelaram as grandes dificuldades financeiras da instituição. O presidente chegou a anunciar que reduziria pela metade o número de cirurgias de alta complexidade. “As cirurgias vão diminuir de 260 para 130 por mês por causa da crise financeira, e a triagem dos pacientes começa na segunda-feira (dia 10)”, informou.

“Vamos reduzir também de quatro para duas salas cirúrgicas e de quatro anestesistas para dois anestesistas”, acrescentou Innocenzi. O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho foi fundada em 1920, com perfil filantrópico e atende 100% SUS. Todas as dificuldades foram noticiadas pelos grandes veículos de comunicação do País. O Jornal Nacional, da Rede Globo, explicou o cenário de crise aguda na Saúde: “Enquanto 3 milhões de pessoas perderam os planos de saúde e passaram a fazer parte dos 150 milhões de brasileiros atendidos pelo SUS, os hospitais não têm dinheiro para a demanda. Em São Paulo, maior cidade do país, que recebe quase a metade dos casos de alta complexidade de todos os estados, os hospitais já começaram a reduzir os atendimentos e cirurgias”.

Diante das argumentações e da importância do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho para São Paulo e para o País, o Ministério da Saúde decidiu aprovar a adequação do teto financeiro, assegurando a manutenção do atendimento de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde.

A informação da conquista foi transmitida na tarde de ontem (19) pelo presidente do Instituto de Câncer ao Malheiros. “Quero agradecer o apoio do deputado, junto ao Ministério da Saúde, para buscarmos a adequação do teto financeiro ao Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. A adequação financeira que tanto necessitávamos já foi publicada no Diário Oficial e, assim, retomaremos os atendimentos do SUS.”

Na Câmara Federal, Malheiros é representante de São Paulo na Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e não vem medindo esforços para melhorar a Saúde Pública em todo o Estado. Trabalha incansavelmente para fazer valer o seu lema ‘Cuidar das Cidades é Cuidar das Pessoas’.


PTN - Partido Trabalhista Nacional | NOTÍCIAS | Com apoio de Sinval Malheiros, Instituto de Câncer retoma atendimentos do SUS

Compartilhe:
Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook